História

         Em 1911, após a instalação de imigrantes europeus da comunidade de Iraputã, vieram as primeiras Irmãs, as quais lecionavam para poucos alunos. A escola funcionava como escola particular. Seu nome era Escola da Irmandade das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Ficava situada nas terras das Irmãs, atualmente casa paroquial.
           Mais tarde, foi construída outra escola, do lado oposto da estrada onde a mesma funcionava atualmente terreno das Irmãs. Esta escola teve outro nome, Escola Reunida Maria da Conceição Sampaio Costa.
           Em 1986 foi adquirido terreno doado pela Sociedade Instrutiva São Basílio grande dos Padres Basilianos, ao lado da casa paroquial e construída a escola, seu nome era: Escola Básica Amandus Bauer.    
           A Escola Básica Amandus Bauer iniciou seu período de funcionamento em 1986, tem como Patrono Amandus Bauer.
           Amandus Bauer, nascido em 30/06/1880, no município de São Bento do Sul, alguns anos após fixou residência no município de Itaiópolis, na localidade de Rio Antinha (Moema).
           Amandus destacou-se pelo seu alto nível cultural, convivendo harmoniosamente com a família, comunidade e indígena, sendo por todos muito respeitado.
          Pioneiro na região adentrava as matas virgens, enfrentando os rigores e vencendo os desafios que a natureza apresentava.
          Falava fluentemente o alemão em dois dialetos, o português, polonês e ucraniano. Utilizando estas línguas servia de intérprete, quando imigrantes europeus chegavam ao município de Itaiópolis para iniciar a árdua colonização.
Politicamente mantinha boas relações com os governos, buscando como líder, deixando seu exemplo de vida para as gerações conseguintes.
Devido à intercessão do então Deputado Otair Becker junto ao processo de implantação da Escola Básica na comunidade de Iracema, foi escolhido para patrono seu Avô Amandus Bauer, imigrante pioneiro da região vizinha, Moema.
         A Escola de Educação Básica “Amandus Bauer” está situada na Estrada Geral de Iracema, em Projeto de asfaltamento, sendo a continuidade da SC 447, município de Itaiópolis Estado de Santa Catarina. A sua implantação deu-se em 21/09/54, tendo nesta época o nome de Escola Reunidas Maria da Conceição Sampaio Costa. Em 1986 através do empenho da Irmã Maria Eugenia Deniscwicz, na época Diretora desta Unidade Escolar, foi aprovado o Projeto para implantação do 1º Grau (5ª a 8ª série) e o nome da unidade escolar passou á Escola Básica “Amandus Bauer”. Atualmente, “Escola de Educação Básica Amandus Bauer”.
O currículo está estruturado nos moldes do decreto 2.209/77, acolhendo, as determinações constantes do Parecer N.º 37/81.
O planejamento Anual é elaborado pelo corpo docente e administrativo escolar.


QUADRO INFORMATIVO DO PESSOAL ADMINISTRATIVO


Nº de Funcionários Administrativos
02
Nº de Docentes
15
Nº de Auxiliares de Serviços Gerais
02
TOTAL
19

São atendidos aproximadamente 238 alunos em dois turnos: matutino e vespertino, também atendemos alunos do Ensino Médio.
Sendo a escola localizada na zona rural, a clientela na sua maioria é composta de filhos de agricultores.
As situações pedagógicas referente aos estudantes são solucionadas pelos próprios docentes juntamente com a administração escolar. O horário de funcionamento do turno matutino é das 07:45h ás 11:45h, e o turno vespertino é das 13:00h ás 17:00h.
Nos anos 2001/2002 houve reforma na Escola, a qual está com um aspecto mais acolhedor.
Nesta mesma época obtivemos um telefone para uso da Escola e um portal com o nome da Unidade Escolar.
Também contamos com um ginásio de esporte, uma sala informatizada com Internet, que possui 17 computadores que estão disponíveis para os alunos e comunidade.
O prédio escolar conta com 6 (seis) salas de aula e demais dependências, como: área coberta, sala dos professores, merenda, secretaria, banheiros, biblioteca e sala informatizada. Todos em perfeito estado de asseio e conservação.
Os docentes buscam arduamente manter-se informados na área em que atuam para que os educandos não sejam prejudicados no processo ensino aprendizagem.
A escola apresenta um funcionamento dinâmico e adequado aos moldes exigidos pelo regime escolar. Dificuldades existem e são muitas, porém conta com profissionais dedicados que buscam resolver harmoniosamente as situações de dificuldade encontradas.
Todos lutam por um mesmo ideal, transmitir cada vez mais uma luz que brilhe no ente dos educandos, transformando-os em sujeitos de sua própria história.
  
QUADRO PESSOAL ADMINISTRATIVO 2014


NOME
FUNÇÃO
01 – Irmã Julia Deniscwicz
Diretora
02 – Silvia Raginski Turki
Assistente Técnico Pedagógico
03 – Nadir Sperka Myskiv
Professora
04 – Elsio Jose Chuppel
Professor
05 – Alceu Maguirovski
Professor
06 – Jocemeri Aparecida Chuppel
Professora
07 – Suzana Raginski Kauch
Professora
08 – Maria Claudines S. P. Medeiros
Professora
09 – Angelita Apª da Silveira
Segunda Professora
10 – Marisete Ruthes de Souza
Professora
11 – Jocelene Andressa Dzuman
Professora
12 – Nilva Maria S. de S. Moreira
Professora
13 – Marcia Apª Pites Jasnievski
Professora
14 – Solange Keller
Professora
15 – Anderson Luis Kauch
Professor
16 – Edinéia Novacki Chuppel
Professora
17 – Maria Iraci Bodnar Dzuman
Merendeira
18 – Lourdes Kuiava
Merendeira
19 – Marcia Maria Bileski
Serviços Gerais
20 – Maria Arlete Mustefaga Zim
Serviços Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário